quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Filosofia + Fotografia = Liberdade?


Com Base no texto Filosofia da Caixa Preta de Vilém Flusser, mais especificamente no capitulo 9 “ A urgência de uma filosofia da fotografia”, que vamos começar nossa discussão .O capitulo começa falando sobre os conceitos chaves de fácil assimilação como imagem que implica magia, e aparelho que implica automação e jogo, programa que implica acaso e necessidade, e informação que implica símbolos.E ainda o texto revela que esses conceitos implícitos permitem ampliar a definição da fotografia.Como?
De acordo com o texto a imagem produzida e distribuída automaticamente no decorrer de um jogo programado, que se da ao acaso que se torna necessidade, cuja informação simbólica, em sua superfície, programa o receptor para um comportamento mágico.
Será que seria de fácil assimilação mesmo?
Bom na verdade toda essa mensagem quer dizer que cada vez mais a modernidade esta trocando o homem por um aparelho, ou seja trocando o trabalho manual pelas maquinas automáticas,levando o homem automaticamente ao setor terciário, e isso seria inaceitável para a sociedade, tirando o seu espaço de liberdade.
Mas na verdade não ha uma resposta, do que seria correto ou melhor para sociedade, pois será que nos dias de hoje nos viveríamos tranqüilamente sem esses aparelhos e suas funções.
Porem mesmo com toda essa tecnologia a aera da fotografia não tem como ser substituída por um Robô ainda. Por isso e por outras maneiras que os fotógrafos ainda se sentem livres.Como propriamente dito os fotógrafos não consideram sua profissão como uma outra qualquer, e sim como um artista, eles fazem arte através da fotografia. Mas na verdade para ser criativo nessa área tem sempre que inovar, diferente do que os fotógrafos pensam, nao basta só apertar o botão e tirar a foto, pois esse mecanismo qualquer um pode fazer, já que a câmera fotográfica é feita para essa função.
O fotografo deve branquear a caixa preta para tentar encontrar uma brecha no programa da maquina para criar algo novo, assim podendo se diferenciar as técnicas convencionais, sempre inovando tentando mostrar o seu próprio caminho para a liberdade.

Rock's Art
Fotografia: David LaChapelle
1. David LaChapelle, Lady Gaga
2. David LaChapelle, Jesus is my homeboy
3. David LaChapelle, Catedral, 2007
4. David LaChapelle, Angelina Jolie, Poppy Field (Lusty Spring)

Nenhum comentário:

Postar um comentário